quarta-feira, 20 de julho de 2016

O Artista da Morte de Daniel Silva




O Artista da Morte (em inglês The Kill Artist) é o título de um livro de ficção sobre espionagem do escritor norte-americano Daniel Silva, publicado pela primeira vez no ano 2000.
Em Janeiro de 2001, o livro entrou para o 12º lugar da lista semanal de bestsellers de ficção do The New York Times.
Em Portugal, foi editado em 2008, com tradução de Vasco T. Menezes, pela Bertrand Editora.

Sinopse

Outrora agente da Mossad, Gabriel Allon é agora restaurador de arte, procurando uma vida calma, pensando em fugir do seu passado mas é chamado para mais uma missão. Allon vai trabalhar com uma agente que vive como de modelo francesa para perseguir um fanático palestiniano. Nos trilhos do terrorismo, Tariq, já se tinha atravessado no caminho de Allon e a perseguição global caminham para um duelo onde se mistura as paixões pessoais e a intriga política. "Num mundo onde o sigilo e a duplicidade são absolutas, a vingança é um luxo sem preço e a maior das obras de arte." 

A minha Opinião
__________________________________________

O artista da morte é o primeiro livro da série Gabriel Allon, e como tal é sem dúvida um livro imprescindível para todos aqueles que como eu são fãs de Daniel Silva e nomeadamente desta serie.

Para mim que já li vários livros desta serie, este primeiro ( O artista da morte ) está longe de ser o melhor, talvez seja mesmo pelo facto de ser o primeiro.
Gabriel Allon divide todo o protagonismo com a belíssima Jacqueline Delacroix o que considero bom para a história, mas para aqueles leitores que gostam de ter sempre em destaque o "herói", neste primeiro livro em particular isso não acontece.

Daniel Silva consegue ser extremamente minucioso em cada detalhe da historia, mas sem nunca ser maçador, e quem vibra com o mundo da espionagem, então vai se deliciar com o facto de poder conhecer por dentro uma das melhores e mais temidas agências de inteligência como é o caso da Mossad.
O autor graças aos conhecimentos que adquiriu enquanto correspondente da CNN no médio Oriente, consegue detalhar a forma como é montada uma missão, as técnicas e tecnologias usadas para o sucesso das mesmas, a importância dos agentes e como os mesmos são formados pela agência e até mesmo a forma nem sempre licita de como se financia cada missão.

Outro facto que me faz ser uma admirador desta serie e dos livros de Daniel Silva, é poder viajar pelo mundo duma forma quase real, neste livro por exemplo temos uma estadia em Paris, passagens sucessivas por Londres, vivemos juntos com Gabriel Allon uma pequena e emocionante historia no condado da Cornualha, uma breve passagem pela Alemanha, somos surpreendidos em Montreal no Canadá, viajamos até aos EUA onde tudo pode acontecer e terminamos em Israel nomeadamente em Telavive, até uma breve e inesperada mas não menos fascinante passagem por Lisboa acontece durante a historia.

Se pensavam que eu nesta minha opinião vos ia contar a historia do livro, enganem-se, o meu objectivo é abrir o apetite para tal como eu lerem e apaixonarem-se pelos livros de Daniel Silva.

Boas leituras e brevemente deixarei a minha opinião sobre " Na pele de uma Jihadista " de Anna Erelle, que é o livro que estou neste momento a ler.






Nenhum comentário:

Postar um comentário