quinta-feira, 8 de setembro de 2016

NA PELE DE UMA JIHADISTA de Anna Erelle

NA PELE DE UMA JIHADISTA - A história real de uma jornalista recrutada pelo Estado Islâmico


SINOPSE:

Mélanie acaba de se converter ao Islão quando conhece pelo Facebook o líder de uma brigada islamita: Abu-Bilel, combatente na Síria e braço direito do califa autoproclamado do Estado Islâmico. Em poucos dias, Abu-Bilel declara-se irremediavelmente apaixonado pela jovem, contacta-a dia e noite pelas redes sociais e incita-a a juntar-se a ele e à jihad, na Síria. Seduz a inocente Mélanie com juras de amor, promessas de casamento e uma vida plena de conforto material e espiritualidade. Mélanie acede e prepara a sua fuga em segredo. Mas, no último minuto, tudo corre mal na viagem mais perigosa da sua vida.
Mélanie é, na verdade, Anna Erelle, pseudónimo de uma jovem jornalista francesa que criou um perfil falso para investigar a rede de recrutamento do Estado Islâmico, uma teia que todas as semanas seduz centenas de jovens europeus.

Hoje, ameaçada de morte pelo Estado Islâmico, a jornalista cuja identidade permanece em segredo decidiu narrar a sua investigação neste Na Pele de uma Jihadista. Um testemunho incrível e de grande coragem sobre uma das questões mais preocupantes da atualidade. Uma história chocante que nos mostra o verdadeiro rosto dos terroristas no Estado Islâmico.


A Minha opinião: 

Iniciei a leitura deste livro com enormes expectativas confesso, e podem crer que no final elas não saíram defraudadas. 


Na pele de uma Jihadista não é um livro comum, este livro não nos proporciona uma história construída com cabeça, tronco e membros, este livro a que eu pessoalmente prefiro chamar de documento, relatamos na primeira pessoa a maneira fácil que chega a parecer absurda de como o Estado Islâmico recruta para as sua fileiras rapazes e raparigas, que se deixam manipular de forma cega pela sua crença mas na realidade tudo não passa de fanatismo e que os terroristas tão bem sabem aproveitar.



Anna Erelle mostra nos no seu relato, os perigos que se escondem por detrás de uma tela de computador para a geração de jovens de hoje em dia e não só, ainda que tudo pareça inofensivo.



Não deixem de ler a historia de Mélanie, que consegue enganar o maior e mais perigoso grupo terrorista do mundo, como poucos até hoje conseguiram.

Próximo livro o " O Vale dos cinco Leões " de Ken Follett


Nenhum comentário:

Postar um comentário