segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O Vale dos Cinco Leões de Ken Follett

Sinopse:
Jane, uma inglesa corajosa e sensual, é apanhada num triângulo amoroso mortífero, entre os espiões rivais Ellis e Jean-Pierre. Amor, ódio e engano levam-nos de conspirações terroristas em Paris à guerra e aos guerrilheiros no Afeganistão.

A minha opinião:

Mais um livro terminado, desta feita " O Vale dos cinco leões  de Ken Follett, a espectacularidade deste livro já não me deixa de todo surpreendido, pois sendo este já o terceiro romance  que leio do autor, o modo genial  de como Ken Follett conta as suas histórias já não surpreende,  mas no entanto a cada livro seu que leio fico maravilhosamente agradado com o resultado final, no entanto este livro em particular tem um aspecto negativo que falaremos mais a diante nesta minha opinião.

O Vale dos cinco Leões,  é uma historia que nos transporta para o inicio da década de 80, a quando da invasão da Rússia (antiga União Soviética URSS) ao Afeganistão.

Para aqueles que já me conhecem, sabem que não gosto de me alongar muito nas minhas opiniões, sobre as histórias dos livros que leio para não estragar a parte melhor de cada livro que é o suspense ao virar de cada página. Como tal e para que isso não aconteça apenas abordar de uma maneira muito sucinta a história deste romance.

Jane, uma sofisticada e sensual jovem Inglesa a viver em Paris, embarca numa perigosa aventura para o Afeganistão, na origem desta decisão estão os acontecimentos ocorridos em Paris,  relacionados com Ellis um americano e agente da CIA com quem partilhava uma correspondida relação amorosa.

Jean-Pierre, um médico Francês com quem Jane parte para esta viagem, com o passar do tempo revela ser uma pessoa diferente do que Jane esperava e tudo muda quando ela descobre que o médico também se trata de um aspirante a espião disposto a tudo para colaborar com os Russos nesta guerra.

Ellis, que viaja para o Afeganistão em missão pela CIA, mas principalmente porque o seu coração pede para voltar a encontrar Jane, vai disputar uma luta pela sua própria vida mas também por vidas que ele próprio não esperaria lutar.

Este livro é muito bem escrito em todos os aspectos, tem uma descrição precisa do tempo e do espaço, através dele compreendemos muito bem a constituição do invulgar território afegão bem como os  hábitos de vida em destintos locais do povo afegão.

As técnicas de batalha usadas pelos guerrilheiros Afegãos, assim como as usadas pelos Soviéticos, é outro dos assuntos que podemos apreciar detalhadamente neste livro e ao mesmo tempo entender o quanto foi sem fundamento aquela guerra.

Em resumo, este livro é sem duvida um bom livro que vale a pena ler por inúmeros motivos. Recomendo.

Aspecto negativo do livro:

Tal como já tinha referido em cima, este livro tem um aspecto negativo que considero que seja relevante falar. Na minha opinião a história deste livro cola-se demasiado à do "A chave para Rebeca" também escrito por Ken Follett, muda o tempo muda o espaço mas a história desenrola-se de forma muito parecida, até a elevada dose de erotismo usada pelo autor a determinada altura é nos dois livros muito idêntica. Mas este detalhe não belisca em nada a espectacular história que ambos os livros têm e maneira como são contadas, e até poderá ser um incentivo extra para quem não leu, aproveitar para ler os dois e depois dar a sua opinião.

26.SET.2016
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário