O monte de O Castro oferece um dos passeios com a melhor vista de Vigo sobre a ria em menos de 2 horas. O Castro é o maior parque da baixa da cidade e é verdadeiramente o seu pulmão, a par com o parque de Castrelos, a um passo das ruas mais comerciais e das zonas administrativas ou residenciais. Ao longo dos percursos de O Castro desfrutará deste parque botânico, de sua história e das suas incríveis vistas.
O passeio começa no cume do monte, em pleno centro da fortaleza que o coroa, umas muralhas do século XVII que atualmente são o melhor miradouro de Vigo e da ria. Estas muralhas acolhem um jardim salpicado de esculturas, como o monumento a Vigo de Camilo Nogueira ou a homenagem ao poeta medieval Martín Codax.
Descendo pelos caminhos que ladeiam a fortificação de O Castro em direção ao centro histórico desemboca-se num novo miradouro, onde se situa o Monumento aos Galeões de Rande: três âncoras e vários canhões recuperados do fundo da ria. São alguns dos destroços da batalha de Rande, que em 1702 afundou grande parte da frota espanhola que chegava da América carregada de ouro e prata. Não tendo sido encontrados os seus tesouros pelo Capitão Nemo, como escreveu Julio Verne, talvez estes repousem ainda no fundo do mar.
Se voltar para trás e, partindo do monumento da batalha de Rande, continuar a descer em direção ao centro histórico, encontra a torre da Câmara. Mesmo atrás, encontram-se os vestígios da fortaleza de San Sebastián, a outra grande defesa da cidade a par da fortificação de O Castro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário